quarta-feira, janeiro 17, 2007

Terremoto


O Japão é o país que tem a maior quantidade de abalos sísmicos do mundo devido à sua localização. São registrados mais de 370 terremotos por ano, ou seja, mais de um por dia. Eles acontecem em diferentes regiões do país e dependendo do local do seu epicentro e do grau, podemos sentí-lo em Tóquio. A sensação é muito estranha para aqueles que não estão acostumados. É como se alguém que quisesse falar com você te dê-se uma cutucada e ao invés de só você balançar, tudo que está ao seu redor também se movimentasse com você. É difícil explicar mas os japoneses estão acostumados com isso desde que nasceram. Os prédios têm uma estrutura reforçada para poder balançar e não cair, as pessoas têm treinamento e sabem o que fazer na hora de um terremoto mais forte e existem áreas de evacuação em todos os bairros.
O Japão tem uma escala própria para medir os terremetos, diferente da escala Richter. E parece que no grau 7 dá para destruir uma cidade.
Um terremeto tem a duração de poucos segundos mas esses segundos parecem uma eternidade, assim que acabam podemos ligar a tv e ver todas as informações sobre o grau, local de origem, quais as cidades afetadas, incluindo até os bairros. É incrível como os japoneses são rápidos para mostrar as informações em poucos segundos após o abalo.
Os estragos causados pelo terremoto normalmente não são vistos na hora e sim depois.
Existem fixadores de ármarios que são usados para segurarem os móveis para não cair, conforme a foto da biblioteca. Se uma estante caísse, iria formar um efeito dominó derrubando todas as outras.

Caminhão itinerante onde são feitos treinamentos com orientações em como atuar quando houver um terremoto. O caminhão balança de acordo com as escalas possíveis de terremotos. Entre as orientações estão: desligar o gás, abrir a porta da rua e ficar embaixo de uma mesa.
OBS: observem como o lustre está balançando.
Muita calma nessa hora...

6 Comments:

At 7:08 PM, Blogger Maressa said...

Há exatamente dez anos atrás (17/01/1997)aconteceu o grande terremoto de Kobe que destruiu a cidade. (Escala 7)

 
At 9:27 PM, Anonymous Anônimo said...

Nossa, deve ser um susto só.

Bjão

 
At 6:54 PM, Blogger Maressa said...

É uma sensação de suspense....
Beijão.

 
At 2:56 AM, Blogger Unknown said...

Bom
eu sou estudante e estou estudando sobre esse assunto de terremotos, eu achei a matéria muito completa e está me ajudando à fazer um trabalho, mas tenho algumas sugestões...
Você porderia pôr algumas notícias de terremtos e fazer uma pequena explicação sobre as placas tectônicas.
Obrigada

 
At 9:06 PM, Anonymous Ingrid Obara said...

oi gente , eu moro aqui no japao e qui na minha escola tem esses tipos de coisas.isso é um carrinho que começa a balançar , é muito legal , tipo um treinamento

 
At 8:43 PM, Blogger Unknown said...

oiii gente eu gostei muito sabe estava prescisando de uma materia assim fala tudo que eu quero

 

Postar um comentário

<< Home